Kardy Lima

Kardy Lima

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O sonho de José do Egito !



José tinha uma família muito grande, tinha dez irmãos mais velhos e um mais novo chamado Benjamim.
            José era muito amado por seu pai Jacó porque era filho de sua velhice com Raquel. José pastoreava o rebanho com os seus irmãos, no entanto, eles não o amavam porque percebiam a preferência do seu pai.
            Um dia José teve um sonho e contou aos seus irmãos que ficaram com mais raiva dele por conta do desfecho do sonho, José disse aos seus irmãos:
            “Escutem o sonho que eu tive. Estávamos atando feixes no campo; meu feixe se levantou e ficou de pé e os feixes de vocês o rodearam e se prostaram diante dele”. ( Gênesis 37: 7).
            Os sonhos que José teve mostravam que ele seria o mais importante da sua família. No primeiro sonho, José e seus irmãos estavam amarrando feixes de trigo no campo, o feixe de José se levantou e os feixes dos irmãos se curvaram a ele. No outro sonho o sol, a lua e onze estrelas se inclinavam para José.
Jacó não gostou do que José tinha sonhado e os seus irmãos ficaram ainda mais bravos com ele. (GEN. (37:7 a 11)
Os irmãos de José estavam em Siquém cuidando do rebanho, e Jacó mandou que José fosse ver se estavam tudo bem com eles.
José obedeceu e foi procurá-los.
De longe ele foi visto pelos irmãos e falavam: “Lá vem o sonhador”.
Eles pensaram em matá-lo, mas depois mudaram de idéia. (GEN. 37:12 a 20)
José chegou e já tiraram sua túnica e depois de o terem jogado em um buraco o venderam aos mercadores por 20 siclos de prata e ele foi levado ao Egito como escravo. Para seu pai Jacó falaram que José havia sido atacado por um animal e mostraram sua túnica manchada de sangue. Jacó reconheceu a túnica e chorou pelo filho. (GEN. 37:23 a 34)
No Egito, José foi vendido para Potifar e foi morar na casa dele.Ele era casado e sua mulher gostou e queria ficar com ele, mas José fugiu dela e de raiva ela mentiu ao marido dizendo que José queria ficar com ela. Potifar acreditou em sua esposa e José então foi preso. Deus estava com ele, e lá na prisão José, explicou o sonho de um copeiro e de um padeiro.Depois de dois anos faraó teve um sonho e ninguém sabia explicar, o copeiro lembrou-se de José e falou a faraó que mandou buscá-lo “rapidinho”. (GEN. 39:40; 41:1 a 14)
José se arrumou e foi falar com o rei e ele contou o sonho a José. A explicação era que o Egito iria ter sete anos de fartura e depois sete anos de fome. José disse também que nos anos de fartura, seria bom que guardasse os mantimentos para os anos de fartura. Isto agradou o faraó e ele tirou o seu anel e deu a José e o colocou como autoridade no Egito. (GEN. 41:14 a 42)
José agora é muito importante, além do anel ele usava um colar de ouro e roupas de linho, os setes ano de fome chegou e só no Egito havia alimentos. Jacó, pai de José, mandou seus filhos ao Egito para comprar alimento, e era José que vendia os mantimentos, porque era governador. Seus irmãos se curvaram diante dele. José os conheceu e lembrou-se do seu primeiro sonho. Eles não o reconheceram. (GEN. 41:42 a 57 e 42:1 a 8)
José demorou em dar os mantimentos a eles, e os acusou de serem espiões no Egito, eles negavam e diziam que eram doze irmãos filhos de um mesmo pai, o mais novo estava com o pai e o outro já havia morrido. Depois de algum tempo José os deixou ir, encheu o saco de cereais e ainda devolveu o dinheiro de cada um. Simeão ficou preso no Egito e só seria libertado quando os outros irmãos retornassem trazendo Benjamin, irmão mais novo. (GEN. 42:10 a 35)
Os irmãos de José voltaram ao Egito para comprar mais alimentos e levaram Benjamin. José se alegrou e preparou um almoço para eles. Quando partiram levaram muito cereal e por ordem de José foi colocado um copo de prata na bagagem de Benjamin. O mordomo os alcançou e eles tiveram de voltar na presença de José. Desta vez José não conseguiu esconder quem ele era, revelou-se dizendo que era o irmão que eles tinham vendido, os irmãos tiveram medo, mas José os acalmou e pediu para que trouxesse e depois de beijar os irmãos abraçou Benjamin e chorou. (GEN. 43; 44 e 45:1 a 15)
Os irmãos de José voltaram para casa de seu pai e contaram para Jacó tudo o que havia acontecido e disseram que José o filho querido estava vivo e era um homem importante no Egito e queria que todos fossem morar com ele. Jacó se alegrou e foi para o Egito levando tudo que era seu toda sua família foi morar na cidade de Gósen, e quando José encontrou com o seu pai, o abraçou e chorou. (GEN. 45:16 a 28; 46:1 a 6 e 28 a 30)
Narrei essa história para mostrar o quanto Deus fala conosco, o quanto Ele tem várias formas para tocar os nossos corações.
Assim, como José teve um sonho e contou, você pode sonhar que Deus vai realizá-lo. Mesmo na prisão Ele não desistiu... Confiou e esperou, Esperou a promessa e a porta abriu... Como também Deus abriu as portas da prisão de Pedro!
De repente, apareceu o anjo do Senhor e a cela ficou toda iluminada. O anjo tocou o ombro de Pedro, o acordou, e lhe disse: “Levante-se depressa. ”As correntes caíram das mãos de Pedro. (Atos 12:7)
            Amados, o sonho de Deus ninguém vai frustrar, Ele libertou Pedro, José da prisão e vai te libertar também. Ele vai realizar todos os sonhos que tem para ti... Não importa quanto tempo você tenha que esperar, não importa! Sabe por quê? As coisas de Deus só acontecem no tempo determinado, isto é, no tempo certo!
            E, quando isso acontecer o sol e a lua vão te obedecer, porque toda autoridade estará com você, assim como no sonho de José!
            Quais têm sido os sonhos de Deus para tua vida? Acredite, pois Ele vai realizar tudo que deseja, mesmo que agora você esteja passando pelo deserto, mesmo em tempo de seca, aridez, muita chuva terá e, será chuva em abundância!
            “Mandarei chuva no tempo certo, e será uma chuva abençoada (...). (Ezequiel 34:26)
            Prestem atenção amados, “mandarei chuva no tempo certo”, por isso, não tenham pressa, pois a chuva de Deus vai chegar no momento certo, na hora em que o seu coração nem esperar. Tome posse! Espere no senhor!
            A vontade de Deus ninguém pode frustrar, os seus sonhos irão se realizar, não desista jamais, faça como José que esperou Deus agir e vencer através da fé!

             Pense nisso neste dia!

            Jesus te ama e eu também!


                                                      Maíra Kardy .




Nenhum comentário:

Postar um comentário